O riso cearense

Recentemente, perguntaram-me o motivo de existir tanto cearense humorista: Renato Aragão, Chico Anísio, Tom Cavalcante, Tiririca, Falcão, Meirinha, Raimundinha, Rossicléia, Adamastor, dentre outros.

Eu poderia desfilar uma resposta mais elaborada, asseverando, por exemplo, a existência de várias hipóteses sociológicas, as quais foram exaustivamente pesquisadas, mas não chegaram a resultados definitivos. Os cientistas envolvidos no projeto afirmaram, em 1o de janeiro, serem necessários mais 879 anos, 11 meses e 16 dias de investigação. Todos os esforços estão sendo desenvolvidos junto ao BIRD para se conseguir o financiamento que garanta a continuidade das atividades por, pelo menos, mais um século.

A tese mais aceita entre os especialistas revela que há uma relação entre o local em que o bebê dorme e o qualidade de banho que os neurônios recebem. Explico: segundo os estudiosos, o balanço da rede permite que a mielina atinja com maior equilíbrio as diferentes partes do cérebro, evitando, assim, o desenvolvimento exagerado de uma região em detrimento da outra, possibilitando o desenvolvimento mais harmônico da pessoa.

Descobriu-se, ainda, que a dieta local, a base de rapadura com farinha, é extremamente rica de proteínas, matéria prima na produção pelo organismo da mielina e do amplo leque de neuro-transmissores, os quais possibilitam as sinapses.

Esses resultados ainda não foram publicados pois há uma forte preocupação das autoridades locais no que se refere às conseqüências. Elas temem que haja uma procura excessiva daqueles ingredientes, o que, certamente, provocaria uma indesejável majoração dos preços, comprometendo ainda mais o plano de estabilização econômica do Filósofo Hipócrita Contemporâneo.

Há, também, quem repute este atributo como um sábio e elaborado mecanismo de defesa elaborado pelo povo diante da dureza dos acontecimentos cotidianos, que faz borbulhar piadas dos mais diversos tipos: sendo as mais famosas as que envolvem loura, português, corno, bêbado, papagaio, bichinha (quem não se lembra do Costinha interpretando na TV?), Joãozinho, político, e mais recentemente Bill Gates, Bill Clinton.

Na NET, há alguns bons sites com piadas. No Mandic, existe uma lista com vários endereços recheados de bom humor. Dentre eles, vale a pena conferir o Humor Tadela. Não conclua o seu tour humorístico virtual sem passar no 1001 Inutilidades. Lá, você encontrará preciosidades, como a que transcrevo abaixo:

"Uma pesquisa sobre o comportamento sexual masculino descobriu que depois do ato sexual:

   23% viram para o lado direito e dormem.
   19% viram para o lado esquerdo e dormem.
   58% levantam e vão para casa."

Para demonstrar que não gosto de piada machista, vou logo mudar de assunto.

Obedecendo ao designo de Deus, que criou a mulher para ser companheira do homem, ela está sempre brindando a humanidade com o aperfeiçoamento das invenções dele. Ora, pois se o homem inventou o banco, deve-se admitir que foi a mulher quem pariu a fila. Quando o homem inventou o computador, ela mais uma vez foi prestativa: trouxe o vírus. E quando o homem inventou o McDonald's, ela prontamente trouxe o Bob's, digo, os bobes...

Paulo Barguil
22/01/2000

 
www.paulobarguil.pro.br